O grupo Professoras/es Associadas/os pela Democracia em Vitória (PAD-Vix) é uma associação civil de direito privado que faz mobilizações em prol dos direitos de seus associados e associadas, que são professoras e professores da rede municipal de ensino de Vitória, bem como em defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos e todas. A Associação é dividida em sete coordenações, diretoria executiva e conselho fiscal. São dois membros por coordenação, quatro representantes das coordenações da diretoria executiva e três titulares no Conselho Fiscal, mais três suplentes.
A PAD-Vix surgiu em agosto de 2018, diante da necessidade de organização do magistério frente à retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e ao sucateamento da educação. O nome PAD-Vix, por exemplo, remete, de forma crítica, a uma ação comum na gestão do então prefeito Luciano Rezende (Cidadania), em que a associação foi criada, que foi a abertura indiscriminada de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) como forma de perseguição aos servidores e servidoras.
Naquele contexto, alguns professores e professoras foram demitidos por causa da greve do magistério, ocorrida de março a abril daquele ano, além de haver corte do ponto da categoria, o que levou a PAD-Vix a ingressar com ação judicial, já que conta com assessoria jurídica. De lá para cá a associação tem encampado diversas atividades, como manifestações, formações, lives, entre outras, motivadas por atitudes da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) que contrariam os direitos do magistério e, algumas vezes, dos servidores públicos em geral.
A PAD-Vix protagonizou, por exemplo, diversas manifestações contra ataques à liberdade de cátedra, mobilizando a comunidade escolar e dialogando com a Câmara Municipal de Vitória. Um dos resultados disso foram arquivamentos de Projetos de Lei (PLs) como o Escola Sem Partido. Também se uniu a profissionais da educação, sindicatos e associações de todo o Estado na luta pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente.
Além disso, a PAD-Vix foi uma das protagonistas na luta contra a Reforma da Previdência, aprovada em janeiro de 2021 e que representou um grande prejuízo financeiro para aposentados, aposentadas e pensionistas com a aprovação da cobrança de 14% sobre as aposentadorias e pensões a partir de um salário mínimo. Apesar de a reforma ter sido aprovada, a PAD-Vix permanece na luta, dessa vez, para que ela seja revogada.
A associação também tem feito diagnósticos sobre a situação das unidades de ensino para averiguar questões como número de professores, disciplinas com ausência de docentes, entre outros, para cobrar do poder público que cumpra seu dever de investir na educação, valorizando os profissionais e, consequentemente, possibilitando um ensino público, gratuito e de qualidade para todos e todas. A PAD-Vix está sempre aberta ao diálogo com a comunidade escolar para compreender e buscar, coletivamente, o atendimento de suas demandas.